domingo, 15 de junho de 2008

Cirurgias plásticas são novo sonho de consumo dos jovens

Os tratamentos estéticos e as cirurgias plásticas em adolescentes estão cada vez mais comuns. “É nessa fase de alterações hormonais, evidenciadas pelo aparecimento de pêlos, acne, estrias, varizes e celulite, que o jovem começa a descobrir as mudanças em seu corpo”, explica a especialista em medicina estética, Audrey Worthington.
Um vilão comum na juventude é o surgimento de estrias. O estiramento das fibras da pele é provocado pelo desenvolvimento rápido, por ganho ou perda de peso. Podem aparecer nas coxas, quadris, nádegas, seios e pernas. Para evitar o problema, a recomendação é hidratar a pele, fazendo massagens com óleo de amêndoas ou outros produtos recomendados.
Podem ser utilizados o Dye laser, os peelings com ácidos e as injeções intradérmicas de vitamina C. “É sempre mais fácil tratar as estrias na fase inicial, quando ainda estão avermelhadas”, a-conselha Dra. Audrey.
Os pêlos em excesso também incomodam nessa fase. A indicação é a depilação definitiva, que consiste em destruir o bulbo (raiz do pêlo) com o uso de corrente elétrica ou laser. A remoção por laser é menos dolorosa e mais eficiente. As foliculites (inflamações do pêlo) na barba e em outras regiões melhoram com esse tratamento.
Cerca de 40% dos tratamentos estéticos e intervenções cirúrgicas são realizados em pacientes com até 20 anos de idade. Os jovens optam, principalmente, pelas operações no nariz, mamas e lipoescultura. Cerca de metade das intervenções foi realizada no nariz (rinoplastia). Porém, a configuração nasal só acontece por volta dos 15 anos. A rinoplastia em adolescentes é realizada, com anestesia local ou sedação. O paciente tem alta no mesmo dia e, conforme o caso, deve utilizar um curativo de gesso sobre o nariz, por cinco ou sete dias.
A segunda cirurgia mais procurada, por ambos os sexos, é nas mamas. Durante a puberdade, é comum a mas-culina crescer demais e a solução para acabar com o problema é a redução cirúrgica. Nos casos de homens que apresentam aumento do tecido glan-dular, o método mais indicado é a lipoaspiração. Já as meninas sonham com seios maiores ou com a diminuição de mamas que aumentam excessivamente. Em geral, os implantes de silicone são feitos depois dos 16 anos. As próteses são colocadas acima ou abaixo do mús-culo peitoral. As cicatrizes podem ficar nas axilas, em torno das aréolas ou no sulco inferior, de acordo com a escolha do médico e da paciente.
Exercícios e dieta melhoram a qualidade de vida e são recomendados ao invés de cirurgias, mas, outra intervenção cada vez mais comum é a lipoaspiração nas laterais do abdômen, na barriga e no culote. Atualmente, é possível realizar pequenos procedimentos sob anestesia local, minimizando os riscos.
A plástica pode atuar como importante fator para o bem-estar integral do jovem paciente. Há procedimentos que, além de trazer um ganho estético e de auto-estima, são necessários à saúde. Esse é o caso da ginecomastia, o crescimento da mama no homem. O adolescente fica envergonhado e acaba se afastando de atividades sociais como jogar bola com os amigos, ir à praia e até mesmo namorar.

5 comentários:

Dih Fernandes disse...

Eu acho isso uma palhaçada..
Ah sei la , nada ve fazer cirurgia plastica!!!
Mas cada um tem uma opinião!!!

http://www.avidanobeco.com/

GiovannaMoser disse...

muito bom o texto,
sinceramente eu asho muita corajem de quem faz... eu não conseguiria HAHA!



www.sorrisosdeplasticos.blogspot.com/

Luiz Augusto disse...

legal o texto, mas acho bobagem esse negocio de cirurgia plastica para "melhorar algo", bom mas tem casos que realmente precisa, vai de cada caso

Victor Aguiar disse...

Bom, todo mundo tem uma parte do corpo que não gosta, certo?
Sei lá, eu acho que isso é opnião de cada um.
Eu sinceramente não gosto do meu nariz, agora me diz da onde eu posso tirar coragem pra fazer uma cirurgia?
Muita coragem para fazer isso.
Prefiro ficar com esse grande nariz torto. hahaha

Anônimo disse...

Acho que tudo que é para melhorar o bem-estar é válido. Eu mesma fiz uma mamoplastia redutora antes dos 20. Agora, quero colocar um pouquinho de silicone, uma lipo e uma rinoplastia.
rsrsrrsr....


Beijinhos